Sunday, June 19, 2016

Rio Moda Rio / Mara Mac no formato certo


O Rio Moda Rio pretende ser mais do que uma temporada de desfiles mostrando novidades para vestir. A intenção é transformar o formato tradicional em performances. Nem todos os participantes conseguem já, nesta primeira edição, atender a este objetivo. Até agora, depois do segundo dia _ o evento acaba hoje, sexta-feira _ Mara MacDowell e Gustavo Carvalhoneto atingiram a meta da performance, sem deixar de encantar com as roupas e acessórios.
Mara, com a Bia Lessa à frente da direção, convocou um físico para falar dos humanos e suas perspectivas. Assim, sem música, as modelos começando a caminhada ao longo da grande sala. Vestidos e looks brancos, um longo em nesgas, um macacão cruzado, shows de modelagem. As meninas em duplas, paravam uma de frente para a outra, no extremo da passarela e voltavam, com livros nas mãos. Túnicas assimétricas brancas, com entalhes beges, um decote navalhado no colo. Muito saruel ou calça de gancho baixo, com aparência de saia.Listrados midi em branco, coral e areia. O colorido defendeu o tema dos Mares, daí a cartela em azul, verdes, areia e corais. Com uma música trovejante substituindo a gravação que falava de estatísticas de consumo, vidas, nascimentos, uma escavadeira adentrou a sala, remexendo um monte, que parecia ser de folhas. Entraram as calças de seda amassada e os tiedyes em tons de azul, acabando a série com os listrados desencontrados e multicoloridos. A performance continuou, a esta altura, todo o elenco de modelos segurava livros – acho que a intenção que fossem de poesia, já que Mara havia falado sobre isto nas prévias. No alto do galpão, duas mulheres se balançavam freneticamente e no painel de fundo, ao som de um tictac, deu para ler a palavra “viveremos”.
Sem comentários: quem não viu, perdeu um grande momento de moda.
E mais / uma das qualidades do Rio Moda Rio é a atitude do Carlos Tufvesson, curador do evento. Pode estar preocupado, correndo para lá e para cá, mas cumprimenta a todos, dá bom dia para os fotógrafos no primeiro desfile. Parece bobagem, mas o fato do líder da festa ser simpático e amável conta muuuuito para a boa reação de quem está lá todos os dias, até a quase-madrugada (em alguns casos, madrugada mesmo, como acontece com as equipes que editam e postam o site Riomodario.com.br, o oficial do evento


Fotos:Ines Rozario






















No comments: