Saturday, February 06, 2010

Porto da Pedra vai ser um desfile


Carro Sapucaí Fashion Week


Dinossaurinho do carro Petrock



Carro do Victor Dzenk


O Carnaval mais fashion do Rio vem de São Gonçalo, município do outro lado da baía, além Niterói. Nada a estranhar, já que São Gonçalo já foi sede da Leader Magazine, tem várias pequenas indústrias de confecções, um bom shopping. E é a região da Porto da Pedra, escola que conta com o carnavalesco Paulo Menezes na criação do enredo “Com que roupa eu vou ao samba que você me convidou” e mais o Beto Neves, da Complexo B como consultor nos assuntos de moda.
No galpão da Cidade do Samba anotei vários detalhes que nossa turma vai identificar ou ficar sabendo que fazem parte da história dos nossos estilistas:

No carro Sapucaí Fashion Week serão montadas cenas de camarins, com modelos trocando de roupa em plena evolução, cabeleireiros – o Max Weber – agitando os secadores, modelos desfilando roupas de 50 estilistas e marcas brasileiras em passarelas vermelhas que saem para fora do carro, Anderson Vescah fazendo o stylist. No alto, os nomes de vários estilistas em neon, como Mauro Taubman, Gregorio Faganello, para lembrar grandes criadores nacionais, ao lado de uma figura do Clodovil recortado de uma foto célebre dele, de salto alto. Embaixo, uma fila A, bem compenetrada, anotando tudo – espero estar lá, mas acho que vou recusar os óculos escuros, típicos de um grupo de editoras. E aí, como vou ver tudo o que acontece no grande desfile que é uma Escola de Samba?
Na cobertura Vip deste carro 50 integrantes participarão de uma festa, com Lenny Niemeyer no comando.

O Beto Neves propos a ala dos compositores, com a figura do Novo Malandro.

Uma exposição de Christian Lacroix, vista pelo Paulo no Museu das Artes Decorativas de Paris, inspirou alegorias em forma de sutiãs gigantes, que sairão pendurados no carro em homenagem a Chanel. Marilia Pera será o destaque, de tailleur. A platéia vai sentir no ar o perfume de Chanel número 5

Victor Dzenk vem à frente do carro do estilo Rococó, com uma Maria Antonieta gigante cercada por colunas gregas e vários modelos da coleção recém-desfilada no Fashion Rio pelo Victor.

No carro Barroco, que lembra Luiz XIV, o rei Sol, as colunas são revestidas por páginas de revistas de moda, o alto terá uma fonte com chafariz e a designer Rosa Leal vestida com fantasias de topázios imperiais

À frente de tanta moda, vem o carro com o tigre, símbolo da Porto da Pedra. Um tigre modernão, de piercing e aparelho nos dentes, que lidera a ala de Pedrock, com integrantes de minissaias, bolsinhas e cdelulares em pele fake, mais os bonecos dos dinossauros com jeito de Flintstones.

Como todo final de desfile tradicional é dedicado às noivas, uma das últimas alas vai surpreender e divertir com 100 homens vestidos de noiva, de salto 20. Mais diversão é garantida pela ala Quero ser Naomi.

A Porto da Pedra é vermelha e branca, e será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval

No comments: