Wednesday, July 22, 2009

leitura de moda




Estou lendo: “Por dentro da moda – definições e experiências”, da Dinah Bueno Pezzolo, que saiu pela editora Senac São Paulo e conta histórias da moda desde a invenção da máquina de costura, que ajudou a disseminar este nosso fenômeno favorito, até o dia-a-dia de uma cobertura internacional.
Dinah foi uma das companheiras de semanas de moda, batalhando para entrar nos desfiles superlotados nos anos 90, enfrentando mal-entendidos no credenciamento – como a repórter free-lancer que recebia os convites internacionais no seu lugar. Fiquei solidária ao ler que ela também ficou do lado de fora de um desfile do Kenzo, de entrada infernal, mesmo para quem tinha convite com lugar marcado. Nem fiquei sabendo na hora, tal era a confusão. Algumas vezes voltamos no mesmo vôo, nos cumprimentamos e ficou por aí o papo, porque as duas estavam arrasadas de cansaço depois de uma destas semanas doidas.

Um dos capítulos do livro é dedicado a uma autoentrevista, em que Dinah responde a perguntas freqüentes. Um exemplo:
Como deve acontecer a formação do jornalista de moda?

R.: Jornalistas interessados em atuar em moda deverão cursar uma boa faculdade específica. Hoje existem mais de 30 delas e cerca de 250 cursos de nível superior voltados a esta áera. Mas diploma não é tudo. É preciso ter em mente que o mercado é restrito e extremamente competitivo, portanto é natural que os mais capacitados se destaquem. Além de gostar de moda, é importante cultivar o hábito da leitura e da pesquisa. Infelizmente existem poucas publicações nessa área em português.

Ok, concordo, apesar de atualmente o diploma de comunicação estar em vias de ser dispensado. E apenas um curso de moda não ajuda ninguém a escrever direito.
Em compensação, discordo desta resposta:


O que podemos dizer sobre a moda brasileira nos últimos anos?

No Brasil, ainda não existe uma cultura de moda. Não temos tradição se comparados aos países europeus, por exemplo (a França em especial). O primeiro passo para tratar a moda com seriedade se deu em julho de 1996, com a primeira edição da semana de moda, o Morumbi Fashion, com desfiles de 50 minutos e nenhuma estrutura. Hoje, sob o nome de São Paulo Fashion Week (SPFW), o evento é realizado no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, com a presença da imprensa brasileira e representantes estrangeiros. O SPFW organizou o mercado de trabalho e hoje faz parte do calendário mundial. O Brasil caminha a passos largos, mas ainda há muito a trilhar.
De 1996 a 2008 são apenas 12 anos, isso não significa nada no mundo da moda. Antes, não havia seriedade na moda brasileira, tampouco interesse do público. Tudo era cópia, e as diferenças entre as estações do ano européias era um agravante.

Bem, colega Dinah: e o Fashion Rio, que no princípio se chamava Semana de Estilo Leslie, que começou em 1992? Era exatamente o mesmo formato de São Paulo, que só começou em 96, quatro anos mais tarde. A estrutura paulistana era pouca, mas existia com bastante dignidade. E 12 anos podem significar muito, no mundo da moda. Basta ver o sucesso alucinado da rede sueca H & M, que depois que entrou na fast fashion (a marca existe há umas quatro décadas), virou referência de consumo.

Enfim, são opiniões próprias e respeitáveis. O livro “Por dentro da moda” é uma visão de uma editora que escreve, fotografa e desenha – a maioria das fotos e ilustrações do livro é da Dinah. Obra obrigatória na estante de quem pretende seguir a carreira de jornalista de moda

3 comments:

Vida Secreta said...

Iesa:

Adorei a sugestão do livro.
Como estou começando a blogar meio tarde,estou precisando me informar de tudo.E como Fantasia,Figurino é Moda,vou ler.
Visite nosso blog:vidasecretafigurinos.blogspot e veja o que achou.
Nossa informação pretende ser leve,com conteudo,e acima de tudo com mto humor, como é a nossa loja
ab
Vania Werneck

luzinha said...

adorei a dica iesa! vou procurar! http://www.estilloconsultoria.com.br/blog/

freefun0616 said...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,