Thursday, July 02, 2009

Hong Kong sai na frente




Para quem ainda pensa que a China é apenas um grande produtor para a moda européia e americana, aviso: eles não estão brincando. Em menos de 10 anos, ouviremos falar de marcas chinesas. Já há escolas de moda, muitos alunos saem de lá para cursos em Paris e londres, e alguns sinais de afirmação já se notam, a partir de agora.
O primeiro e mais importante, é dar a partida nas coleções de verão. Antes de Nova York, Milão e Paris, Hong Kong mostra as novidades agora, de 6 a 9 de julho. Olhando a agenda, não se descobre nenhum nome ou grife reconhecíveis.
Mas diariamente, nos quatro dias do evento, estão programadas palestras de tendências. Lá estarão as equipes do WGSN, Peclers e Carlin, o que aproxima os criadores locais do que o mundo espera que aconteça na moda daqui a um ou dois anos.
Nos desfiles, a programação inclui a apresentação de estilistas coreanos, e o que se chama Cross Vision, a nova missão dos designers de Hong Kong.
E o mais significativo: um encontro para falar de branding de marcas, a cargo da Associação de Designers de Hong Kong. Sem falar no interesse pela Fast Fashion, que se for bem entendida pelos produtores chineses, vai ser um arraso!



As fotos são de eventos passados, servem como amostra do estilo local.

É um evento que se realiza há mais de 40 anos e ganha nova importância, na medida em que abre possibilidades futuras para a moda. Nomes e pesquisas novas sempre são bem-vindas.
Só há uma pequena dificuldade a ser contornada: a distância. Juntamente com a diferença de fuso horário (atualmente, são 11 horas a mais), as muitas horas de vôo prejudicam o empenho de acompanhar a promissora semana de moda de Hong Kong, que apesar destes detalhes, parece mais atraente do que se acontecesse em Beijing.

Programação

Dia 6, segunda-feira:
11h30: desfile da SCARF (Supreme Corean Artist Fashion Show)
13h45: Cross Vision, desfile da New Mission da Hong Kong New Design Force
15H: seminário da WGSN, com tendências para 2010 e além
17h: desfile lost in Paradise
17h: seminário da Peclers Paris para inverno 2010/2011

Dia 7, terça-feira:
11h30: desfile Day and Night, de Espen Salberg
14h: desfile One love, da Kinji Company
14h30: seminário sobre branding de marcas, da Associação de Designers de Hong Kong
16h: seminário com zoom nas tendências da moda feminina para inverno 2010/11
17h: desfile da School of Continuing & Professional Studies CUHKSCS


Dia 8, quarta-feira

14h30: seminário sobre o modelo da Fast Fashion na Ásia
16h: palestra sobre tendências em acessórios, por Andrea Praet
20h: desfile Cross Vision, parte 2, da New Mission da Hong Kong New Design Force


Dia 9, quinta-feira
Dia dedicado a visitar os expositores do salão