Thursday, July 30, 2009

Bela Baixada

Muito bom saber de algumas notícias meio alternativas. Pelo menos eu, adoro saber de onde vêm os produtos, onde ficam as fábricas, se posso visitar, para ver o making of. Vale tudo, desde a oficina de consertos de bolsas da Vuitton, em Asnières até produção de moda praia em Cabo Frio. A última novidade é que existe um pólo de beleza em São João de Meriti, aqui mesmo, na Baixada Fluminense. Boa notícia em vários sentidos, porque são marcas poderosas, de distribuição nacional, cerca de uma dezena que se concentram na região.
Como fiquei sabendo? Claro que tinha que vir alguém de fora para revelar: a Nouvelle, original da Itália, com ramificações em Paris e Nova York, trouxe a tecnologia para o Brasil, e se instalou em São João de Meriti. Adaptou a linha aos nossos gostos e necessidades capilares - ou vocês acham que as francesas, com aqueles cabelos ralinhos, precisam de moderador de volume ou disciplinador de cachos? - e está lançando produtos para várias faixas de preços, o que também é muito bom.
Por enquanto, a Nouvelle está nas farmácias e drogarias. Em breve, vai para as lojas de departamentos.
Mas não é sempre assim? Um amigo holandes conhece Foz do Iguaçu, Manaus, Parintins; uma francesa nos conta maravilhas de Canoa Quebrada e outras vizinhanças do Nordeste. Sem falar em Natal, Maceió, onde os viajantes estrangeiros vão tanto, que motivam inaugurações de resorts chiquerrimos. Tem que vir alguém de fora para nos contar, de tão pouco que conhecemos deste país grandão.
A Nouvelle chegou e contou que a Baixada virou centro de beleza.