Tuesday, April 21, 2009




Quem está assim, meio de bobeira, nada pra fazer em 30 de maio, por favor: entre na internet para garantir os ingressos, embarque no dia 28 de maio para Baden-Baden, na Alemanha. Chega lá dia 29, e no 30, assista à estréia de Der Freischütz (O Franco Atirador), de Weber, dirigido por Bob Wilson (ídolo! Maravilhoso! Espetacular!) e com figurines da dupla Viktor & Rolf! Como se não bastasse o talento dos holandeses Viktor Horsting e Rolf Snoerens, as roupas são feitas com quase um milhão de elementos da linha Crystallized, da Swarovsky.



Para esta ópera Freishütz (diga “frraixitz”), os figurinos são coloridos, dramáticos e com uma abordagem quase de histórias em quadrinhos cômica, que combina com o espírito pop do diretor. Tem raios desenhados, por exemplo, formas em 3-D,
palavras escritas nos ombros e na frente das peças de organza, seda, cetim, feltro, lurex e juta, cobertas com cristais. O efeito no palco deverá ser de pó mágico de contos de fadas. Já para o coro, as roupas são inspiradas por trajes tradicionais alemães, como o Dirndl (traje de camponesa, saia rodada e manguinhas fofas) e o Lederhose (calça de tirolês, com galões laterais), feitos em neoprene preto.
É a segunda vez que Robert Wilson (que já dirigiu uma Flauta Mágica, Fábulas de La Fontaine, fez vitrines para a Louis Vuitton, entre outros trabalhos), convoca Viktor & Rolf. A primeira foi o figurino do ballet 2 Lips and Dancers and Space, para o Netherlands Dance Theatre, em novembro de 2004.
Para não parecer que só falo de moda, estilistas e figurinos, aviso que o elenco reúne Juliane Bansa (papel de Agatha), Steve Davislim (Max), Julia Kleiter (Ännchen) e Dmitry Ivashenko (Caspar) nos papéis principais. Thomas Hengelbrock vai reger a Mahler Chamber Orchestra.
A encenação da opera romântica Der Freischütz, de Carl Maria von Weber, por Robert Wilson abre os festivais de verão na Europa e estréia na maior casa de ópera da Alemanha, a Festspielhaus Baden-Baden, em 30 de maio. Uma segunda apresentação será no dia 1º de junho.
Como estas maravilhas coincidem com nossa temporada de desfiles de verão, não estarei presente na platéia de Baden-Baden. Snif, snif.