Sunday, March 08, 2009

Um dia de chuva e moda

Em um só dia, Karl Lagerfeld, Dries van Noten e Givenchy. Um alemão, um belga e um italiano, já que é Ricardo Tisci que assina Givenchy atualmente. E tudo, sai como moda parisiense, esta é a grande vantagem desta cidade que acolhe todos.

Karl Lagerfeld
10h (no convite) tenda no Jardim de Tuilleries
10h50 (na verdade)

Inspiração motoqueira levou a perfectos em tweed, usadas com skinny de cetim. É a silhueta estreita, fininha, urbana, que Lagerfeld sabe fazer tão bem na sua marca. Quase tudo em preto ou cinza, quase tudo com as calças coladas, com fechos na barra (para conseguir vestir), muitas com um friso vermelho nas costas.
Brincões prata cobrem as orelhas inteiras, em vez de bolsas, as meninas levavam minibolsinhas, nos tamanhos exatos para celulares e pouca coisa a mais – algumas eram de pele.
O tailleurzinho preto ícone da temporada, de casaco cinturado, com ombros marcados e minissaia tem corte arredondado e abre uma ala de modelos com palas abotoadas nas costas, que na frente dão um aumento de ombros, sem precisar de ombreiras.
É o novo shape, mais uma fase dos anos 80 que volta: cintura fina, ombros largos e saia justa. Mistura de Thierry Mugler e Azzedine Alaïa.
No caso do Lagerfeld, em vez de ombreiras existe esta pala, que pode ser bordada com metais prateados. Os cabelos ganham apliques volumosos – outro detalhe freqüente, foi visto também em altos coques na Dior -, quando não são cobertos pelos capacetes de moto, que por sua vez são revestidos, bordados, enfeitados por Lagerfeld. Há sempre um bolsinho externo nesta capa de capacete, para iPod ou seja qual for a buginganga favorita.
No final, longos de tule preto repuxado e drapeado sobre forro branco, e luvas-mitenes de couro preto.

Ficha
Acessórios: Karl Lagerfeld
Capacetes de moto Ruby, vestidos por KL
Sapatos Rubert Sanderson para KL
Make Emmanuel Sammartino para MAC
Cabelos: Odile Gilbert com tecni art de l’Oréal Professionnel
Sound designer: Michel Gaubert
Banda: Metronomy
Site: www.karllagerfeld.com


Intervalo / foi uma espera e tanto, debaixo de chuva, no jardim das Tuileries / Lagerfeld é moderno, adora música e tecnologia. Só de iPods tem uns 40, para arquivar todos os tipos de música que curte. Já lançou CD de compilação, foi o primeiro a contratar a dupla do Vive la fête, a usar o Daft Punk, é amigo da Amy Winehouse e desta vez a banda Metronomy abriu o desfile, com seu som digital. É sempre uma informação nova, além de roupas e acessórios / com a chuva, as botas reapareceram. Muitas japonesinhas ainda calçam as Uggs, que parecem botas de esquimó, são feias, mas muito quentinhas e impermeáveis. Já vi a 5 euros na Côte a côte, loja off que tem em vários bairros em Paris. As francesas gostam do modelo montaria, clássico. Carine Roitfeld, editora da Vogue França estava com botas de salto agulha. Muitos desfiles propõem canos longos, muito acima dos joelhos e plataformas.