Thursday, February 05, 2009

Praia daqui a um ano





O próximo verão será brilhante, mesmo que o sol apareça pouco. Segundo as previsões de tendências apresentadas pela equipe da Invista, que produz a Lycra no Brasil, maiôs e biquínis terão aplicacões de cristais e aviamentos de metais dourados. O encontro informal no hotel Caesar Park com representantes de marcas baseadas no Rio, como a BumBum, Catalina e Gaúcha, mostrou também que, mais importante do que estampas ou lacinhos, é o lançamento do fio Lycra Xtra Life, que resiste ao cloro e mantém a forma por dez vezes mais tempo que o fio atual.
Segundo Silvana Eva, gerente de moda praia e íntima da marca, o novo fio atende aos desejos expostos em pesquisas feitas com consumidoras americanas, que como as brasileiras, gostariam de maiôs e biquínis que resistissem ao cloro, não perdessem a forma e em primeiro lugar, dessem apariencia de mais magra. “Até julho todas as tecelagens devem migrar para o Lycra Xtra Life. Mas só na moda praia e fitness, porque os demais tecidos não têm contato com o cloro”, adiantou Silvana, que acrescentou que a diferença de preço não será exagerada, mas as peças ficarão um pouco mais caras.
No panorama internacional, a moda praia brasileira ocupa um posto de referência de estilo. Mas foi a partir da adesão ao fio elastano, que ficou conhecido pelo nome Lycra, que surgiu a moda praia nacional. Mesmo não sendo o maior produtor, o mercado brasileiro tem tanta importância que mereceu uma fábrica para produzir o fio, a Invista, baseada em Paulínia, estado de São Paulo.
Além do olhar para as futuras coleções, o encontro evidenciou algumas boas notícias. Yan van Kuyk, da Malharia Águia, que continua produzindo a tradicional marca Catalina, celebra a exportação de 40 mil peças para a Victoria Secrets, em 2008. E tanto Evanize Gaino, da grife Gaúcha, como Sonia Felix, do departamento de marketing da BumBum, estão dando a partida em projetos de treinamento de costureiras especializadas. “Temos 22 funcionárias, a maioria com mais de 45 anos. Quem vai substituir esta equipe, quando elas se aposentarem?”, argumentou Sonia.
Para o verão de 2009/2010 as tendências gerais indicam que maiôs e biquínis devem ter visuais modernos, inspiração no mercado dos esportes, estampas gráficas e transparências.

Detalhes das tendências
Segundo Silvana Eva, a base da roupa de praia sempre será a moda. De uma calça de couro ou de um vestido franjado, saem idéias para as diminutas peças que desfilarão nas areias. As pesquisas da Lycra apontam estas propostas:


Natureza: tecidos leves, drapeados e plissados. Estampas de pedras, areia, casca de árvore, folhas e peles de bichos. Cores de natureza


Escultural: sobreposições e recortes, visual acetinado, efeitos metálicos. Inspiração na arquitetura e na escultura. Blocos de cores clássicas.



Artístico: para as antenadas, que entendem o valor de detalhes artesanais. As estampas parecem pintadas à mão. Franjas, bordados, crochês e macramês feitos com a mesma Lycra. Cores fortes


Histórico: referências no Art Nouveau e no Art Deco. Geometria, formas rebuscadas. Drapeados, véus e gazes. Estampas reproduzem rendas. As cores parecem gastas