Monday, January 19, 2009

Isabela Capeto, para um inverno viking

11h55

Bonita, de novo com os misteriosos bordados e truques de tingimento, reaproveitamento de tecidos, alegorias e inspirações próprias. Cada dia mais arriscado, analisar uma coleção sem informação prévia. Cheguei cedo, esperei um pouco para entrar no camarim, mas consegui ver de perto. E olhe lá, mesmo tocando cada peça, ainda tinha perguntas para fazer. As bolinhas felpudas que pensei que eram coquinhos ou sementes, eram feltrinhos enrolados. As pérolas dos brincos e cordões eram de verdade, vindas de águas doces. Cada círculo de uma estampa verde representava as gotas de mar, era cercado de correntinhas micro. Trabalho de artista.
O efeito final, depois de vestidas e iluminadas na sala com escadaria lateral, foi lindo. Sim, podia não ser, nem todo o trabalho artesanal do mundo garante a roupa bonita, pode ficar pesado, cafonérrimo. As vikings da Isabela convenceram, com seus cabelos de chifrinhos e cílios postiços enormes, os sapatos altos e baixos imitando modelos de pescador de águas frias, as sobreposições montadas pelo Felipe Veloso deram efeito limpo e harmonioso.
A maior parte indica o preto como cor de inverno. Uma parte exibe colorido forte, porque é dedicada aos designers de vanguarda da Escandinávia. Para as colecionadoras de Isabela Capeto, uma novidade: a tradicional bonequinha ganhou um amigo, o marinheiro em metal prateado, um dos novos broches da temporada.
12h05

Ficha
Styling: Felipe Veloso
Trilha: Dani Rolland (com direito a gaivotas piando)
Direção de Arte: Alberto Renault
Cenografia: Luiz Biasi
Luz: Maneco Quinderé
Beleza: max Weber para MAC

Intervalo / a assessoria de imprensa da Isabela se chama Guanabara, mas é de São Paulo e tem um monte de clientes cariocas / Jum Nakao é criativo até no cartão de visitas. Em vez de gastar papel com o cartão comum (que sempre se acaba perdendo), ele saca do bolso um carimbinho e paf, carimba nos caderninhos das repórteres / Sergio Rodrigues, o arquiteto maravilhoso, vai assinar o projeto da loja nova da Isabela, na mesma rua Dias Ferreira, com o dobro do tamanho da atual. Em breve, segundo o Werner, marido da estilista, deve haver experiências com outros produtos / o bloco Sapucapeto estréia neste carnaval, estilo concentra mas não sai, na Dias Ferreira. Ensaios aos domingos, provavelmente no clube Monte Líbano, ôba! A idéia pintou depois do sucesso da Roda de Samba, na apresentação de alto-verão, durante o Rio Summer / Isabela tem acervo completo das 13 coleçôes que já fez, já está ficando sem espaço para tanta roupa. Vamos lá, prefeito, abrir o Museu da Moda no Rio / Vai ser difícil ela se desfazer das peças, porque morre de saudades das roupas.../ A modelo carioca Renata Klem está com o cabelo cada vez mais curtinho, raspado, de menino. Quem cortou foi Daniel Hernandez, autor da beleza da maioria dos desfiles / Talitha Pugliese, super em forma, no elenco