Sunday, June 22, 2008




Rosa Chá

Por enquanto, não tenho a foto mais importante do desfile. Por incrível que pareça, é de um modelo sem roupa, tomando banho, peladão. Este foi o ponto de partida do desfile de moda praia masculina do Amir Slama. Quatro sereias, Carol Ribeiro, Michelle Alves, Isabeli Fontana e Raica Oliveira fizeram o contraponto, com sutiãs de biquínis e bermudas cargo cáquis. Enquanto isso, a rapaziada passava, com suas sungas mostrando o cofre, algumas maiores, com estampas onduladas. No elenco, mais aplaudido do que o pelado, o Paulo Zulu, lindão como sempre.
Um desfile incrível, de grande ritmo.

Ficha: direção: Amir Slama; direção de desfile: Paulo Borges; styling: Matheus Mazzafera; beleza: Max Weber; cenografia: Luiz Rossi; trilha: Zé Pedro







Ronaldo Fraga
A transposição do rio São Francisco foi a denúncia da apresentação do Ronaldo. Ao som de Tetê Spínola e barulhos dos corpos dos dançarinos do grupo Barbatuques, vimos as vearias fases do rio transformadas em roupas, na sala com mais de 150 bacias cheias de sal grosso. Começou com os vestidos em tapeçarias na cor da água, depois, os cáquis, com bordados de Pirapora atravessados. Na foto, o vestido de escamas de organza lilás, lindo, na outra, o final, com o elenco sentado no piso da sala. Muita gente achou que eles jogariam o sal para cima da platéia. Como isto não aconteceu, a galera jogou o sal dentro da bolsa.

Ficha: bordados da família Matizes Dumont, de Pirapora e Stela Guimaráes, de Itabira; trilha: Tetê Spínola e sons do corpo dos integrantes do grupo barbatuques; beleza: Marcos Costa (Natura); direção de desfile: Roberta Marzolla



Isabela Capeto



Cheia de amigos no México, para onde ela e o marido, Werner, vão com freqüência, há muito tempo Isabela Capeto queria montar uma coleção mexicana. No desfile em um galpão que serve de acervo para a galeria de arte Fortes Vilaça, na Barra Funda, Isabela mostrou algumas peças antes do show. "Vamos mostrar algumas cores, quase tudo em preto, cáqui, dourado. Mas a cartela inteira está nos banquinhos da sala", apontou. Mariachis, lutadores de lucha libre, relicários, Frida Kahlo, as treliças e as louças de Talavera viraram roupas ricas e bordadas com muito metal e paetês dourados, botões iguais a dentes (que os lutadores perdem nas lutas). No meio das araras, muito xadrez. "Isto não é da coleção, são roupões que fiz para as modelos, porque pensei que ia estar muito frio. Mas esquentou, nem foi preciso", explicou.



No desfile sobre as caixas de despacho das obras da galeria para os salões internacionais, as roupas ganharam mais força. O vestido-regata com top-relicário, cheio de medalhas e cruzes douradas, o bege com sinhaninhas pretas nos babados, o shorts de piquê com babydoll e jaqueta jeans com pala dourada. Mais jeans na calça flare, o coração, eterno motivo da Isabela Capeto, aplicado em ouro sobre camiseta, com colete e calça preta. Os cabelos trançados têm fitas douradas no meio. Entre os destaques, a calca preta, com babado na barra e camisa branca e o vestido preto com máscaras e flores bordadas com contas douradas.
Acessórios: sandálias plataforma dourada com tiras de couro atanado; cordão com pingente de coração

Ficha: diretor de arte: Alberto Renault; cenografia: Luiz Biasi; stylist: Felipe Veloso; beleza: Max Weber; trilha: Dani Rolland; catering: Cia. Gastronômica


André Lima


Nada mais difícil do que encerrar um dia de evento. Em geral, perde a cobertura do dia seguinte, porque os jornais fecham as últimas edições às 23h. Parte da platéia, cansada, já foi embora. Só que o André Lima gosta, e prefere o sábado. Deve dar mais tempo para arrematar suas propostas, que desta vez foram mirabolantes. Ele interpretou as assimetrias e geometrias com...laços e borboletas! As cores, chamou de carpa, azul-acinzentado, perfume (lilás), pink, marinho, pérsia (amarelo), preto e branco. Na passarela com fundo de molduras, passaram minivestidos com pregas invertidas, o maiô com ziguezague na frente, florões aplicados em vestido drapeado preto. Ao som de Veredas Tropicais,entraram laços e pontas que extrapolavam as formas dos modelos. Foi um verdadeiro mostruário de técnicas de costura de ateliê.
Ficha: estilo: André Lima e Carlos Cardoso; styling: Flávia Pommianoski e Davi Ramos; direção: Roberta Marzolla; set designer: Marton & Marton; beleza: Robert Estêvão para MAC; trilha: Zé Pedro