Monday, May 19, 2008


Está chegando o Fashion Rio


Enquanto uns vão, outros voltam. Para São Paulo, seguem David Azulay e sua Blue Man, a Colcci e talvez a Gisele. Para o Rio, voltam Walter Rodrigues e Carlos Tufvesson. Assim são os eventos. Agora, além do Fasion Rio e da São Paulo Fashion Week, fala-se da semana de alto-verão organizada por Nizan Guanaes. Parece que terá hotel Fasano na parada, como point de desfiles ou hospedagem de imprensa. Será? Vou me inscrever como imprensa dos estados, rarara.



Extra leves
Segundo Marcio Lima, da New Order, já que as marcas de tênis voltam a investir nos calçados de performance, a moda deve voltar a criar modelos em tecido, de visual design. Ele mesmo exibe inspirações nos velhos e amados Congas. A internacional Timberland também muda de rumo: sai das botinas de trekking, e parte para botinhas extra-leves, feitas em algodão orgânico impermeável, com sola de borracha reciclada. A frase da campanha é ótima: as botinhas preservam o solo que pisam.


Ronda
Nesta semana, a ronda passou pelo Rio Design Barra. Que diferença daqueles tempos de shopping de luxo, dedicado à decoração! Está maravilhoso, como shopping de moda. Certas lojas, como a Cavendish, são de cair o queixo, tal o aproveitamento arquitetônico do espaço. Tem quiosque da Tania Quaresma, uma boa loja de brinquedos, o Azzurra, de massas leves e requintadas. Ainda não provei o Adegão Português, mas vi que servem moqueca, hum...
O melhor de tudo é ver que deu certo, do ponto de vista do movimento. Estava lotado, no sábado. Vale a distância, para conferir. No meio da moda toda, sobrevivem as cozinhas design, a Favo e a Roma (esta, não tenho certeza do nome). Elas justificam a presença, qualquer fashionista queria ter uma cozinha daquelas.
Antes da mudança do mix já considerava o RDB um dos shoppings mais bonitos do mundo. Agora, dificilmente existe outro melhor, em matéria de visual.

Regina Lundgren, âncora do Fashion Mall, recebeu a coleção de camisas masculinas do Sergio K, sucesso em São Paulo. Vou lá ver.

John Galliano
deu bolo nos estudantes de uma escola de moda em Savannah, nos Estados Unidos. Ele era o homenageado, mas ficou doente.

As coleções da Renner e da C & A estão valendo uma ronda. Nesta última, pelos jeans. Na Renner, pelos acessórios. As luvinhas de tricô estão fofas.

O cashmere é inevitável no próximo inverno de 2009, estará nas tendências do Senac Moda + que acontecerá em setembro. A prova está na prévia que está nas vitrines da Richards. Suéteres de cashmere fazem parte da coleção atual, custam em torno dos R$ 600 e tantos. Só não entendi porque elas são em cinza, verde-limão ou roxo. Quem gastaria tanto, em cores tão marcantes? Tomara que eles lancem também em preto, vinho, amarelinho, bege.

A Cantão está incrível, neste outono. A marca acertou o passo da coleção, o desfile e a vitrine. O certo é a última fase ser a melhor de todas, e é o que acontece com a coleção Eu amo ler. Tão colorida, variada, cheia de acessórios ótimos. A Redley ainda não chegou lá: o desfile foi deslumbrante, mas as vitrines perdem em impacto. Aquele visual meio surfe, meio cabana rústica não convence.

Falando em vitrine, gostei do que vi hoje na Sandpiper, no shopping Leblon. Tanto a roupa, como a montagem, com os bonecos sentados.

A turma de figurino continua a mil, em Paulínia. Na última aula, falei dos anos 20 aos 40, do cinema mudo, do começo do sonoro, quando a música tinha importância (só Casablanca, já demonstra isto). Chanel, Poiret, as guerras, as mudanças decorrentes das crises. Tem horas que eu queria ser aluna, e saber mais sobre estes temas.

Na terça-feira estréia a Noviça Rebelde, no novo teatro Casa Grande, no shopping Leblon. Gosto de musicais, mas estranho ver a saga da família austríaca no teatro que já foi palco de tanta discussão política.

No dia 27 inaugura a nova Amsterdam Sauer / espaço Ipanema
rua Visconde de Pirajá, 484

Vai sair a Sim!, revista do Jornal do Brasil dedicada a noivas e casamentos. Na capa, provavelmente a Alexandra Martins, com o mar de Copacabana ao fundo, na varanda do Copa. O hotel continua lindo, tudo é gostoso. A cestinha de pães do almoço da Alexandra tinha pães de queijo, incríveis de tão macios. Nota-se a qualidade de um estabelecimento nestas pequenas coisas.

Também nesta semana, os moradores da Barra devem receber o terceiro número da revista do Barrashopping, cheia de idéias de presentes e moda para os namorados