Wednesday, May 28, 2008


Calma, pessoal! Ninguém vai sair pelado pela Marina da Glória, durante o Fashion Rio. É que mesmo nesta época de prévias e adiantamentos de coleções, não posso deixar de me solidarizar com o pessoal do Museu do Traje, de Madri. Aquela maravilha de museu, super bem editado e com programações e exposições impecáveis, está ameaçado de ser praticamente extinto, porque há um projeto de transferir para um espaço muito menor, em um antigo Matadouro da cidade. Com conceitos do tipo “ ter espaço para novos talentos”, “interagir com estudantes”, etc, etc.
Desde quando, museu é lugar para priorizar quem ainda nem tem obra para expor? Pior, reduzir o espaço de roupas históricas e bem preservadas, para promover uma suposta inter-ação?
A Asociación de Amigos del Museo del Traje começou esta campanha “Me quieren quitar el Traje!”, ou seja “querem me tirar a roupa”, em tradução com a ambigüidade do título da campanha.

Que coisa, como pode? Em todo caso, corram para Madri (boa sorte na entrada, no aeroporto) e visitem o Museo del Traje. Enquanto dura.


Quanto ao Fashion Rio, hoje conto sobre o Fashion Container, um projeto que vai mostrar coleções de maneira diferente. Tudo começou porque Rita Wainer não queria fazer um desfile comum. A organização criou os containers, pintados de branco, para servirem de ambiente para exposições, performances, apresentações diferentes. Projeto feito, a Rita decidiu...desfilar! Então, os cinco containers, cada um com 2,5m x 12m, alinhados na praça central da Marina da Glória, abrigarão as coleções da Soul Seventy, Thaís Losso, Muggia e a própria Rita, que diz que fará um “estacionamento de gente” no seu container. Ela pretende filmar o desfile no dia 7, e apresentar este filme para a platéia do container.
Luana Jardim estréia no Fashion Rio, com a marca Specular, uma moda com roupa de mineração, que impressionou bem o pessoal da Firjan.
A Billabong desistiu pela segunda vez. Pretendem se preparar melhor. O problema é que a ação deles (são australianos, com pé na Califórnia), é praia e surfe. Difícil competir com a turma daqui. Entra uma Redley, e não tem canguru que sobre.