Monday, February 25, 2008



Volta ao passado, com encanto

fotos Marina Sprogis
Alguma vantagem deve haver em ter mais de três décadas de atividade, na moda. A principal é reconhecer formas e figuras que inspiram algumas coleções. Por exemplo, revi alguns sapatinhos de verniz com gáspea enfeitada, lembrei de vestidos que a minha editora usava (eu na época, estava de microssaia de jeans e camiseta), os evasês que mal mostravam os joelhos e até revivi um baile de carnaval no Copa, quando armei o cabelo à la leonne, como a modelo alemã Verushka e a linda Carmen Mayrink Veiga usavam.


Esta volta aos anos 60 resume o desfile da Dior, by John Galliano. Segundo o próprio, a inspiração foi na infância em Gibraltar, da mãe usando estes detalhes, toda glamurosa. Engraçado, pela primeira vez alguém definiu os 60 como glamurosos. Este adjetivo sempre se enquadra nos 50 e nos 40. Então, revirem os sebos (no Rio, a rua da Quitanda tem ótimos mananciais de informação), procurem as Harper's e Vogues da época, está tudo ali, além de nos álbuns da família Galliano e na memória de quem teve a sorte de ver e vestir isto tudo.

Intervalo / lembrem, a regra de ouro da moda. Roupa que já vestimos na vida, não se veste mais, sob risco de parecer uma senhora reconstituindo um guarda-roupa antigo /