Tuesday, February 26, 2008

Russos, espanhóis, coreanos, belgas, há um contingente de candidatos à fama nas passarelas parisienses. Alguns se dão bem, outros devem se adaptar às exigências comerciais ou de conceito.
Alguns exemplos: Gaspard Yurkievich, Sharon Wauchob e o já veterano Martin Margiela.

Gaspard Yurkievich se inspirou no livro The Beautiful Fall, de Alicia Drake. Nunca ouviu falar? Pois então temos outras boas referências: a Paris dos anos 70, invadida pelas modelos americanas e pelo desenhista Antonio Lopes. Década de sucesso de Paloma Picasso, Loulou de la Falaise, Pat Cleveland.
12h40
Começou como sempre pelos pretos, um macacão de alcinhas, uma calça e jaqueta com grandes fechos dourados. Tanto o macacão como a blusa que acompanhou uma minissaia também preta serviram de base para a volta das estampas barrocas de Versace, típicas dos anos 80. Estes lenços em roxo e marrom, os muitos fechos, inclusive nos decotes, e os cristais brilhando também nos decotes fazem um resumo do Gaspard.
Maquilagem: natural, com batom vermelho, por Irena Ruben, com time da M.A.C.
Cabelos: coques desfeitos, por Esther Langham, com a linha tecni.art,da L’ Oréal Professionnel
12h52

17h10
Sharon Wauchob foi uma revelação de elegância e técnicas. Misturou plissados quase Fortuny (também não ouviu falar? Tem na Wikipedia, vai lá, vale a pena), com pences e repuxados, as saias com panejamentos dobrados na frente, as golas cobrindo até as orelhas na alfaiataria, as calças estreitas. Uma silhueta alongada , em pretos e roxos, as mãos nos bolsos, efeitos de regulagem na barra, mas não nas bainhas das saias. Os mesmos plissados e amarrados em tons de areia. Muito bonito.
Acessórios: botas altas, de cano longo, com amarrados e fechos na frente; sapatos com tiras largas de couro franzidas. Meias Falke e jóias Hiromasa Kanai
Beleza: coques baixos, por Esther Langham e make claro por Sally Branka
17h20


19h30
Mais de uma hora de atraso, e ninguém arredou pé da sala dentro do estádio de Bercy. Todos queriam ver o que Martin Margiela e sua equipe de guarda-pós brancos apresentariam para o inverno 0809, como se diz por aqui. Encarapitados em arquibancadas, esperamos pacientemente, ao lado de colegas influentes como Carine Roitfeld, da Vogue francesa e da atriz Marina Hanks, que fez O amante de Lady Chaterley. E o que veio: suéteres de cashmere com enormes golas rulês, colantes de corpo inteiro com panos jogados em um dos ombros, saias com fechos no lugar de bolsos. A figura é estranha, com o rosto quase escondido pelos golões, as pernas de fora com meias e algumas lapelas voadoras. Ué, alguém tem que ser diferente.
19h40

fotos Iesa Rodrigues