Wednesday, August 22, 2007



Cantão faz festa no Leblon
Hoje, 22 de agosto, começa o verão, pelo menos nas vitrines da Cantão. Começa oficialmente, porque as cores e estampas entraram ontem em algumas lojas, uma delas, a do shopping da Gávea, meu posto de observação prioritário da moda carioca.
A coleção Cores ao Mar decorre do desfile que lembrava a chita e suas origens indianas. O que significa: muito colorido, muito floral, alguns madras e muito algodão, tecido ideal para o calor.
A festa será ao lado, em frente e dentro da Cantão Leblon, e terá exposição de fotos da campanha, música a cargo do DJ Jonas Rocha e também flautinhas e violões, mais um democrático telão para que os passantes também possam assistir a imagens da coleção, vista no Fashion Rio, em junho.
A festa liderada por Tommy, Leila e Renata Simon, mais a equipe de estilo que tem Yamê Reis à frente, o Guilherme Gaspar inventando o jeans e a Thaissa Inglês fazendo milagres de modelos e preços nos sapatos, celebra também os 40 anos da marca, uma das mais jovens do Brasil.

Festa do Cantão: na loja do Leblon (Av. Ataulfo de Paiva, 566, quase esquina de José Linhares), a partir das 20h. E nem pensar em desistir, só porque o dia está frio e chuvoso

Historinha: Há 40 anos, dois casais de namorados abriam a primeira Cantão 4, no fundo de uma galeria na rua General Roca, na Tijuca. Ou no fundo da galeria do Condor Largo do Machado, era sempre no fundo, um espaço todo branco, como era mania nos anos 60. O conteúdo: miniblusas de malha sanfonada listradinha, multicolorida, calças boca-de-sino, minissaias jeans, muitas pulseiras e colares de miçangas, bolsas a tiracolo, para atravessar no corpo. Camisetas em todas as cores, em tie dye e batik. Nem hippie, nem patricinha, era a cara da universitária carioca.
Os casais se separaram, o nome perdeu o 4. As várias fases passaram por uma linda casa em Laranjeiras, onde aconteciam desfiles internos com o encanto de um desfilão oficial. A marca virou rede, com lojas em todos os shoppings e ganhou uma irmã (ou irmão, já que era predominantemente masculina, surfista), a Redley. Este nome veio por acaso, durante uma viagem do Peter (marido da Leila, um dos 4 do início, sócio até hoje) com o Tommy, pela Califórnia. O carro parou em frente a uma placa ou outdoor com um nome, Reedley. Dali, saiu o nome perfeito para uma nova linha de tênis, que virou mania no Rio. E deve ter provocado a abertura da CellSoft, fábrica de calçados que exporta pés-de-pato até para a Austrália, faz as sandálias Zoobees e os famosos tênis estilo iate de solado branco, que voltaram com tudo.
Atualmente a Cantão faz parte da agenda do Fashion Rio. Esta campanha e a foto do convite têm a top Guisela Rheim como estrela.