Tuesday, May 29, 2007

Texfair – 8ª edição (Blumenau)

Céu azul, temperatura de suéter e casaco (há até quem se enrole em echarpes), atrasos em vôos, doce de sagu na sobremesa do almoço, tudo faz parte da feira que tem fila de espera de expositores, organizada pela Expovest. Nesta oitava edição, ela se divide nitidamente em casa, homem e malharia. Este trio deve se separar, e possivelmente formar novas feiras, para acomodar todos os que querem se integrar no movimento liderado por Julio Viana, diretor da Expovest.
Agora, conto da parte casa. Isto é, como define a campanha publicitária da Karsten, o melhor da vida, que é cama, mesa e banho. Nesta primeira edição, sem fotos, por não ter como reduzir o tamanho do material fornecido.


Bambu
O bambu chama a atenção, pelo número de citações e pela quantidade de estampas e cores que inspira. O tecido feito com 40% de fibra de bambu e 60% de algodão percal 250 fios garante o toque sedoso, não forma bolinhas, é termodinâmico e tem vitamina B, que proporciona frescor e tem qualidade microbiana, nos lençóis da Teka.
Na Karsten, os esguios bambus servem de estampas, bordados e nos padrões das toalhas.

Efeitos colaterais
A preocupação com o estilo é quase secundária, em função de desenvolvimentos que tragam mais saúde e mais conforto. Estes efeitos colaterais, derivados da compra de um lençol ou toalha de banho, podem ser conceituais, como o kit Levitare, da Altemburg: são peças avulsas, que formam uma cama de sonhos. Primeiro, um pillowtop, um sobrecolchão que já vem com saia matelassê; sobre ele, vai um protetor recheado de fibra siliconizada. Cobrindo os dois, um lençol de elástico slim, em algodão 200 fios. Mais um travesseirão de 60 x 80, fronhas normais e travesseirinhos multiuso, para pescoço, entre os joelhos, para abraçar. O grand finale é o edredon fofão. Tudo macio e branco, com recortes e pespontos em forma de nuvens. Nilma Gilli, gerente de produtos da Altemburg, comentou que já recebeu pedidos do kit em marrom-chocolate ou preto. “Faz sentido, não é? Podem ser as nuvens da noite...”, brincou. Este sonho que pode ser comprado avulso deve chegar às lojas em julho.
Na Karsten a novidade é a toalha Keep Fresh, com nanopartículas de prata que, além de antibacterianas, impedem o cheio de cachorro molhado que toda toalha fica, depois de algum uso. A linha Spa Plus, que já é best-seller, ganhou uma cartela de azuis esverdeados, linda. Nas estampas, as orquídeas substituem os hibiscos como temas florais. Nas cores, o amarelo se anuncia o rei do verão.

Mais detalhes
Personagens brilham nas licenças. O mais divertido é o Shrek, esverdeando os lençóis, edredons e toalhas da Teka. Bacana também a coleção dos Piratas do Caribe, com Jack Sparrow/Johnny Depp na estampa da Artex/Coteminas. Taz e Piu-piu animam as cortinas da Zanzitex.
Surgem novos itens para a casa. Depois dos travesseirinhos, chega a manta de TV (na Guaratinguetá)
O público masculino é alvo de atenção. Uma beleza as listras de pijama da coleção assinada por Sig Bergamin para a Buettner. Há muitos edredons em cores sóbrias, como grafite e café.
Gostei da linha da Scavone, com estampas florais em estilo inglês.
Dos espaços menores, acertou a Lynel. Simples, objetivo e de bom gosto.
Uma graça, a colcha com jogo da velha em peças com velcro, para garotos, da Home Company
Muitas estampas de onças, zebras e tigres misturadas a outros desenhos. Na Kacyumara, elas se combinam com listrado em tons de areia.

Quatro grandes
Cada vez mais evidente, que esta indústria de casa tem quatro grandes marcas: Karsten, Buettner, Altenburg e Teka. São os lançadores, que pesquisam tecnologias, buscam tendências e apresentam suas coleções de forma inovadora. Todos, de Santa Catarina.

Dúvidas
Nota: nestas conversas, fica um monte de dúvidas. Como um tecido pode ser antibactéria ou microbiano (esta palavra soa esquisita)? Resposta: porque a fibra, principalmente a do bambu, evita a proliferação dos ácaros e fungos, que carregam as bactérias e outros vilões provocadores de alergias.
Outra dúvida: o que é afinal, um high twist? Twist é a torção que faz com que o fio resista mais no tear. Um tecido zero twist absorve mais. E como não rompe no tear? Porque uma cobertura de polivinílicos envolve o fio e reforça para segurar o tranco. Em seguida, no processo de acabamento, esta camada de cobertura derrete, e fica só o macio fio sem torção.
O que significa 200 fios, 300 fios? É uma espécie de medida usada no algodão. Em determinado espaço cabe esta quantidade de fios. Quer dizer: quanto mais fios, mais forte, macio e gostoso é o tecido.

A festa da Karsten
O casal Julia Lemmertz e Alexandre Borges apresentou as atrações da festa de 125 anos da Karsten, no teatro Carlos Gomes: duplas de bailarinos-acrobatas às voltas com toalhas e lençóis, entre incríveis demonstrações de equilíbrio e força, o ator Paulo Goulart lendo com o vozeirão o texto que celebra a marca. Depois, uma volta pela exposição com fotos de várias fases da família e da empresa, que começou fazendo tecidos de lã para vestuário e evoluiu para a casa. Mais um coquetel com quitutes miúdos, docinhos em tacinhas, muita champanhe e estranhamente, só refrigerantes light – só a Coca-cola vinha com opção gorda.
Entre os convidados, a variação entre longos, curtos, poucas calças na ala feminina. Maioria de preto, o que fica bonito neste tipo de reunião social.
Faltou uma apresentação mais social, gostaria de ter dado os parabéns à família.

Info técnica: há momentos de pane no sistema Blogger, quando deve passar por FTP para o site. Para compensar, posto o mesmo texto em http//iesa-rodrigues.blogspot.com

Intervalo / o hotel Rex, um dos pioneiros em Blumenau, foi reformado há algum tempo, nota-se. Mas justiça seja feita: a cama é macia e o café da manhã, um dos melhores que já provei. Só de bolos e cucas tem uma meia dúzia de opções! / ficou bonita a expansão do aeroporto Santos Dumont, agora o embarque tem tubos. Mas não seria melhor primeiro aumentar o salário dos controladores de vôo? / como sempre, o avião roda, roda, sobre São Paulo, à espera da autorização para aterrissar. Continuo achando absurdo este aeroporto no meio de uma cidade, com uma pista só e uma tonelada de vôos / esta é nova: o atraso no embarque em Congonhas deveu-se à falta de tripulação da TAM. Foi preciso catar pilotos e comissários para fazer a rota para Florianópolis.